Governo da Cidade de Embu das Artes

Você está aqui: Página Inicial » Parque do Lago Francisco Rizzo » Conheça o Parque

Conheça o Parque

Destaque

Localizado em uma das várzeas do Rio Embu-Mirim, contribuinte da Represa do Guarapiranga, o Parque do Lago Francisco Rizzo abriga espécies nativas de vegetação, como taboas, aguapés e ciperáceas.

O visitante logo percebe que o espaço, próximo ao centro histórico, é especial: belo e tranquilo, possui 217 mil m² de natureza preservada, incluindo um lago de 56 mil m² cheio de peixes, gansos e cágados. Por motivos de segurança e preservação, é proibido pescar e utilizar a área para banho.

O charme da alameda central convida à caminhada. O visitante encontra pássaros de várias espécies e inúmeras árvores. Há playground, equipamentos de ginástica, quiosques e pavilhão para exposição, com capacidade para 250 pessoas e vista para o lago . Uma pista de cooper margeia parte do lago e possui iluminação para caminhadas noturnas. Também existe um projeto de interligação do Parque Rizzo com o Parque da Cidade e a Praça da Lagoa.

Mediante agendamento, o parque oferece trilha monitorada. O roteiro conta com visitas ao Laboratório Vivo (experiências agroecológicas), horta comunitária, viveiro, Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis, Ponto de Entrega de Catadores (PEC), Projeto Conviver, Brinquedoteca e Biblioteca.

Sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, cuja pasta é administrada pelo secretário João Ramos, o parque é palco de grandes realizações como Projeto Férias, Feira de Carros Antigos, Festival das Flores, Semana da Imigração Japonesa, entre outros eventos públicos. Por mês, o local recebe 10 mil visitantes.

Estrutura:

  • 16 banheiros masculino e feminino adaptados para pessoas com deficiência
  • Estacionamento para 200 carros, com vagas preferenciais para idosos e pessoas com deficiência
  • Lanchonete da Cooperativa de Alimentos
  • Nos finais de semana, há barracas de alimentação na área externa

Parque do Lago Francisco Rizzo
Rua Alberto Giosa, 320, Quinhaú (km 282 da Rodovia Regis Bittencourt)
Informações: (11) 4781-4953
Funcionamento: diariamente, das 8 às 20h
Cães de grande porte só podem permanecer no parque com focinheira e preso a guia.