Governo da Cidade de Embu das Artes

Você está aqui: Página Inicial » Notícias

Programa Municipal de DST/AIDS de Embu é referência

O Programa de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de Embu vem atuando de forma consistente e ampla na promoção da saúde sexual e prevenção das DST/AIDS em diversas frentes desde 2001. O resultado deste trabalho é um acréscimo importante no número de testes anti-HIV realizados no município (cerca de 30%). A assistência às pessoas que convivem com o HIV e AIDS também foi aprimorada e conta atualmente com uma equipe multiprofissional que atua na Unidade Básica de Saúde do Centro, atendendo cerca de 80 pessoas nesta situação.

Na área de promoção da saúde e prevenção, desde 2003 atua em parceria com as redes municipal e estadual de educação, através do Projeto ECOS – Educação Continuada em Orientação Sexual, atingindo 67 mil alunos em todas as unidades de ensino da cidade, além de ter capacitado 1.400 educadores entre 2005 e 2006. Ao longo desse período, foram desenvolvidas e distribuídas duas cartilhas sobre sexualidade: “Conversando e descobrindo: a criança e a sexualidade”, direcionada aos pais e às crianças das escolas municipais e “Discutindo sexualidade no Embu das Artes”, dirigidas aos adolescentes da rede estadual de ensino. Estes materiais são utilizados como exmplo por diversos municípios do Brasil, tanto para a formação de professores quanto para a sensibilização e informação aos alunos.

A partir de 2007, as ações do Projeto ECOS foram ampliadas para as 13 unidades básicas de saúde. Cerca de 400 profissionais participaram de curso de sensibilização e capacitação nas áreas de DST (doenças sexualmente transmissíveis) e HIV/AIDS. Além disso, médicos e enfermeiros foram instruídos para realizar atendimentos das DST por abordagem sindrômica (laudo a partir de exames que comprovem a DST), com disponibilização dos medicamentos necessários nas próprias unidades. Desde então a distribuição de preservativos masculinos de adultos (52mm) teve um aumento de 50%, com ampliação também da distribuição de preservativos masculinos de adolescentes (49mm) e femininos.

Em 2008, além da continuidade destes programas, foi iniciado o Projeto Prazer Seguro, voltado para ações de promoção de saúde sexual e prevenção das DST/AIDS entre o público de profissionais do sexo, travestis e homossexuais e outros HSH (homens que fazem sexo com homens), tendo sido sensibilizados até o momento cerca de 30 profissionais do sexo. 

Prêmios

Reconhecimento da relevância do trabalho “Saúde e Educação: unidas na diversidade para promoção de saúde sexual e prevenção às DST/aids – uma experiência bem-sucedida no Município de Embu-SP” pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, conferindo a este o prêmio de melhor projeto apresentado da mostra competitiva do evento - In: 7ª EXPOEPI, Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, Brasília (DF), 2007.

Menção Honrosa do Prêmio Davi Capistrano da VIII Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios do XXII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, 2008 – Bauru (SP) - trabalho “Saúde e Educação: unidas na diversidade para promoção de saúde sexual e prevenção às DST/aids – uma experiência bem-sucedida no Município de Embu-SP”

Participações em Congressos  e Mostras

1- Encontro: “DST/Aids 10 anos de Resposta Conjunta” em São Paulo (SP) / 2005, promovido pelo Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde: apresentação do Projeto de Prevenção às DST/Aids nas Escolas Públicas de Embu das Artes - um dos quatro municípios do Estado escolhidos para apresentação oral de projetos bem sucedidos em prevenção e educação em saúde.

2-  Mostra das Experiências Exitosas dos Municípios do VIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde em Campos do Jordão (SP) -  Pôster “Programa de Educação Continuada em Sexualidade e DST/Aids” - 2005.

3- 5ª EXPOEPI – Mostra Nacional de Experiências bem-sucedidas em epidemiologia, prevenção e controle de doenças  em Brasília (DF) / 2005 – Pôster “Programa de Educação Continuada em Sexualidade e DST/Aids”.

4- 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, promovido pela WFPHA, realizado no Rio de Janeiro (RJ) – 2006 – Pôster “Programa de Educação Continuada em Sexualidade e DST/Aids”.
5- 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela ABRASCO, realizado no Rio de Janeiro (RJ) – 2006 – Pôster “Programa de Educação Continuada em Sexualidade e DST/Aids”.

6 - 6º Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis realizados em Santos (SP) – 2006 – Apresentação oral do Projeto “Orientação Sexual para Educadores no município de Embu das Artes”

7- 2º Congresso Brasileiro de AIDS realizados em Santos (SP) – 2006 – Pôster do Projeto “Orientação Sexual para Educadores no município de Embu das Artes”

8- 6º Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS – Belo Horizonte (MG) 2006 – participação com dois trabalhos: Pôster “Programa de Educação Continuada em Sexualidade e DST/Aids” e apresentação oral do Projeto “Orientação Sexual para Educadores no município de Embu das Artes”

9- IV Foro Latinoamericano y Del Caribe em VIH/SIDA e ITS – Buenos Aires (ARG) – 2007 - participação com dois trabalhos: Pôster “Programa de Educação Continuada em Sexualidade e DST/Aids” e apresentação oral do Projeto “Orientação Sexual para Educadores no município de Embu das Artes”

10- II Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas – Brasília (DF) – 2007 – apresentação oral do Projeto de Orientação Sexual para Educadores no Município de Embu das Artes – Módulo Escolas Municipais (abordagem à crianças e famílias)

11- 7ª EXPOEPI – Mostra Nacional de Experiências bem-sucedidas em epidemiologia, prevenção e controle de doenças em Brasília (DF) / 2007 – Apresentação oral “Saúde e Educação: unidas na diversidade para promoção de saúde sexual e prevenção às DST/Aids – Uma experiência bem sucedida no município de Embu- SP”.

12 - VIII Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios durante o XXII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo realizado em Bauru (SP) / março 2008 - Apresentação apresentando do trabalho: “Saúde e Educação: unidas na diversidade para promoção de saúde sexual e prevenção às DST/Aids – Uma experiência bem sucedida no município de Embu-SP”

13 - III Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas – Florianópolis (SC) – 2008 – apresentação de pôster do projeto “Saúde e Educação: unidas na diversidade para promoção de saúde sexual e prevenção às DST/Aids” – Uma experiência bem sucedida no município de Embu-SP”

14 - VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST/Aids - Florianópolis (SC) – 2008 - apresentação oral do projeto “Saúde e Educação: unidas na diversidade para promoção de saúde sexual e prevenção às DST/Aids” – Uma experiência bem sucedida no município de Embu-SP”.

15 – 7º Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e 3º Congresso Brasileiro de Aids realizados em Goiânia (GO) – 2008 – Apresentação do Projeto “Saúde e Educação: unidas na diversidade para a promoção de saúde sexual e prevenção às DST/Aids – Uma experiência bem-sucedida no município de Embu-SP”. 

Secretária de Saúde
19/9/2008