Governo da Cidade de Embu das Artes

Você está aqui: Página Inicial » Notícias

Eleitores de Embu das Artes farão recadastramento biométrico a partir de agosto

55578

Eleitores de Embu das Artes deverão agendar “dia e horário” para fazer o “Recadastramento Biométrico Obrigatório” que iniciou no dia 8 de agosto na Central de Atendimento ao Eleitor. 

Há duas possibilidades para o agendamento:

- Acessar o site do TRE no link www.tre-sp.jus.br/eleitor/recadastramento-biometrico-1/recadastramento-biometrico e clicar em "Agende aqui" no quadro "Municípios com Recadastramento Obrigatório";

- Ou ir diretamente à Central de Atendimento instalada no Parque do Lago Francisco Rizzo, localizado na rua Alberto Giosa, 320. 

Será necessário levar Título de Eleitor, documento de identidade e comprovante de domicílio eleitoral emitido entre agosto de 2012 e abril de 2013. Clique aqui para saber mais sobre a documentação.

O atendimento na Central ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O espaço foi cedido pela Prefeitura ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE.

O que é biometria?

É a tecnologia que permite identificar uma pessoa por meio de características biológicas exclusivas, ou seja, impressão digital, voz, formato do rosto e da mão, entre outras.

A Justiça Eleitoral adotou essa técnica para reconhecer os eleitores na hora da votação, identificando-os por meio das impressões digitais.

Além das “digitais”, o novo sistema distinguirá o eleitor pela foto, que será impressa na folha de votação manuseada pelo mesário, a qual poderá recorrer para confirmação da identidade. 

Esse processo aprimorará o sistema eletrônico de votação e eliminará a única etapa que ainda era feita manualmente.

Segurança

Vários sistemas de identificação utilizam a biometria atualmente, por ser mais segura e não permitir fraudes, pois cada indivíduo possui uma única digital, timbre de voz etc. Por exemplo, a emissão de passaporte, carteira de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos.

A implantação será gradual até atingir 100% do eleitorado em 2018, conforme expectativa do Tribunal Superior Eleitoral. 

A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, já que elimina a possibilidade de um indivíduo votar no lugar de outro, não havendo dúvidas quanto à identidade de cada eleitor. 

Recadastramento Biométrico

Prazo: de 8/8/2013 até 28/2/2014 (segunda-feira a sexta-feira), das 8h30 às 17h 
Local: Central de Atendimento ao Eleitor - Parque do Lago Francisco Rizzo
Endereço: rua Alberto Giosa, nº 320 

Mais informações Clique aqui para acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral


Alex Natalino
16/7/2013

Comentários

Adicionar seu comentário »

CADASTRAMENTO BIOMETRICO

14/02/2014 13:02| Samuel Façanha

Olá. Gostaria de confirmar a informação de que foi prorrogada a data para o cadastramento biométrico. Foi prorrogado? Se sim, para que dia? Obrigado.

Olá Samuel, agradecemos o seu contato e informamos que em razão do baixo comparecimento à Central de Atendimento ao Eleitor de Embu das Artes, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo prorrogou o Recadastramento Biométrico até o dia 25 de março de 2014. Porém, para evitar filas, você deve fazer o agendamento o quanto antes pelo site www.tre-sp.jus.br. Para saber mais, acesse a matéria divulgada em nosso portal http://www.embudasartes.sp.gov.br/e-gov/noticia/?ver=6079. 

370500030124

14/02/2014 11:07| evilaine santos de oliveira

olá eu gostaria de saber se nos dias 15 e 22 poderia fazer recadastramento biometrico sem o agendamento. e eu não votei nas eleições do nome do embu das artes pago multa e como devo faser?

Olá Evilaine, agradecemos o seu contato e informamos que você deve agendar o seu horário no site do TRE www.tre-sp.jus.br  e comparecer no dia e horário agendado na Central do Recadastramento Biométrico localizada no Pq. Francisco Rizzo. Já na fila para o atendimento, os servidores da Central farão uma verificação nos seus documentos e caso constatem pendências referentes à multa devido sua ausência, não justificada em eleições anteriores, lá mesmo será gerado uma guia para pagamento, na qual você deverá pagar no Banco e retornar à Central, sendo que após pago, você não precisará mais ficar na fila para o recadastramento. Mais informações, ligue 4781-3741.

353317070116

13/02/2014 20:21| Michele

Olá boa noite gostaria de saber se neste sabado dia 15/02/2014 estara tendo atendimento para biometria e se ainda e no mesmo horario das 08:30 as 17:00 desde ja grata!

Olá Michele, agradecemos o seu contato. Esta informação está confirmada.

394995870124

11/02/2014 22:55| Daiane SAntos da silva

So uma pergunta meu pai mora em itapecerica e ele quer saber se pode fazer a cadastramento no embu das artes mesmo no parque do rizzo??? Obrigada

Olá Daiane, agradecemos o seu contato e informamos que o recadastramento biométrico é obrigatório para os eleitores de Embu das Artes, portanto, explique ao seu pai que, caso ele vote em Embu das Artes é necessário fazer, porém se ele vota em Itapecerica da Serra, não precisa realizar ok. Mais informações, ligue 4781-1072.

Referente ao pedido: 605861

6/02/2014 11:53| Thais

Bom dia, no site para o recadastramento biometrico só tem datas disponiveis do dia 21 de fevereiro ao dia 28 de fevereiro, no caso nessas datas estarei fora do país, gostaria de saber como proceder Obrigada Thais

Olá Thais, agradecemos o seu contato e informamos que inicialmente, o prazo para o recadastramento biométrico terminaria em 28 de fevereiro. No entanto, em razão do baixo comparecimento à Central de Atendimento ao Eleitor de Embu das Artes, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo prorrogou o Recadastramento Biométrico até o dia 25 de março de 2014. Quanto ao agendamento, o sistema é programado para registrar dentro do mês corrente, ou seja, para agendar para o mês de março, somente a partir do dia 1°. Mais informações, ligue 4781-1072.

Agendamento do cadastramento biométrico

5/02/2014 16:30| Marcia

Boa tarde, Por gentileza, confirme se haverá agenda para realizar o cadastramento apenas a partir do dia 20/02. Por que um intervalo tão grande, eu gostaria de fazer amanhã dia 06/02. Obrigada, Marcia

Olá Marcia, agradecemos o seu contato e informamos que o sistema que faz o agendamento é de responsabilidade do Tribunal Regional Eleitoral, logo, não é possível realizar a consulta que você solicita. Provavelmente, é devido à proximidade do encerramento do prazo que a demanda tenha aumentado. Evite ter seu título cancelado, faça seu agendamento e compareça.

Prazo

27/01/2014 09:52| Ana Beatriz

Olá, boa tarde. Gostaria de saber se nas últimas semanas de fevereiro vão atender aos sábados também. Aguardo resposta.

Olá Ana Beatriz, agradecemos o seu contato e informamos que a Central de Atendimento ao Eleitor de Embu das Artes funcionará aos sábados de fevereiro (15 e 22) e de março (15 e 22), além de 18 de fevereiro (aniversário de emancipação da cidade e feriado municipal). O atendimento será o mesmo durante a semana e aos sábados: das 8h30 às 17h. No entanto, é importante você realizar o seu agendamento no link https://apps.tre-sp.jus.br/AgendaBioRevisao/publico/index.jsp.

395263940183

27/01/2014 09:11| tatiane de carvalho

Bom dia, me chamo tatiane e gostaria de saber o que está havendo com o site de vocês,pois não consigo fazer o agendamento na cidade de embu das artes.gostaria que me ajudassem pois tenho apenas essa semana para resolver isto! fico grata e aguardo um retorno.

Olá Tatiane, agradecemos o seu contato e informamos que para realizar o seu agendamento no site do TRE, você pode acessar o link https://apps.tre-sp.jus.br/AgendaBioRevisao/publico/index.jsp . Quanto a esse agendamento, o sistema é programado para registrar dentro do mês corrente, ou seja, para agendar para o mês de março, somente a partir do dia 1°. Mais informações, ligue 4781-1072.

188241120141

21/01/2014 22:09| Angelica Lourenço Pinto

Vou tranferir meu título de Itapecerica da Serra para Embu das Artes, estou residindo aqui desde 2011, moro no Jardim Angela e quero saber onde devo ir para fazer a tranferência? Desde já obrigada.

Olá Angélica, agradecemos o seu contato e informamos que para você fazer a transferência de seu título eleitoral, é necessário que você faça seu agendamento no link https://apps.tre-sp.jus.br/AgendaBioRevisao/publico/index.jsp  e compareça à Central do Recadastramento, no Pq. Francisco Rizzo, levando um comprovante de endereço e seus documentos RG e CPF. Quanto a esse agendamento, o sistema é programado para registrar dentro do mês corrente, ou seja, para agendar para o mês de março, somente a partir do dia 1°. Mais informações, ligue 4781-1072.

meu primeiro titulo

16/01/2014 13:17| larissa da silva

oi fiz o requerimento para meu primeiro titulo,mas quero se saber onde faço e quanto custa,si e que custa?

Olá Larissa, agradecemos o seu contato e informamos que para você obter seu título eleitoral, é necessário que você agende e compareça à Central do Recadastramento, no Pq. Francisco Rizzo, levando um comprovante de endereço e seus documentos RG e CPF. Mais informações, ligue 4781-1072.

267997860183

15/01/2014 23:12| Nilton Alexandre da Silva

Boa noite! Sou eleitor do Embu. Agentei o recadastramento biométrico para próxima semana, porém perdi o meu título. Já revirei a casa toda e não encontrei. O que eu devo fazer nesse caso? Ir ao agendamento ou procurar o cartório eleitoral para providenciar 2a via? Obrigado! Nilton

Olá Nilton, agradecemos o seu contato e informamos que você pode comparecer na data agendada na Central do Recadastramento e informar ao atendente que perdeu seu título. Não é preciso tirar a segunda via.

354106860141

13/01/2014 12:55| Audrey Kelly Silva Novelli

Boa tarde! Eu moro com a minha irmã e não tenho comprovante de residencia no meu nome eu consigo fazer o recadastramentro com o comprovante no nome dela? Att: Audrey

Olá Audrey, agradecemos o seu contato e solicitamos que para esta informação, por gentileza,  entre em contato com a Central do Recadastramento Biométrico no telefone 4781-1072.

211577470124

10/01/2014 15:30| Vera Lucia souza dos Santos Faria

Boa tarde! Eu moro no quintal dos meus pais e não tenho conta de luz nem de água no meu nome as contas estão no nome de minha mãe . Gostaria de saber se eu o meu marido e meu filho podemos usar os comprovantes de residencia da minha mãe , quantas contas teremos que levar e referente a que mês e ano ? Muito Obrigado!!!

Olá Vera Lucia, agradecemos o seu contato. Orientamos que entre em contato com a Central de Recadastramento Biométrico, nos telefones 4781-1072 ou 4781-3741, para que seja melhor informada sobre quais documentos são necessário você levar.

IDOSOS

7/01/2014 15:15| JOICE D S M LIMA

Gostaria de saber se os idosos com mais de 70 anos são obrigados a fazer o recadastramento.

Olá Joice, agradecemos sua manifestação e informamos que a partir de 70 anos, conforme a Constituição Fereral, o voto deixa de ser obrigatório, logo, pessoas acima dessa idade não são mais obrigadas a votar. No entanto, caso este idoso queira continuar votando, é necessário que seja feito o recadastramento biométrico, e para isso basta fazer o agendamento no site www.tse.jus.br  e comparecer na data e horário agendado na Central do Recadastramento, localizada no Pq. Francisco Rizzo.

373451550159

6/01/2014 12:29| jocilene

Olá gostaria de saber se posso fazer o recadastramento biométrico mesmo precisando tirar outro titulo porque me casei e adicionei o sobrenome do meu marido e ainda estou trocando os documentos. Pode tirar o titulo novo ai no local?

Olá Jocilene, agradecemos o seu contato e informamos você pode fazer a alteração do seu nome no título eleitoral, juntamente com o Recadastramento Biométrico. Para isso, basta levar a certidão de casamento e apresentá-la ao atendente. Não esqueça de fazer o agendamento no site www.tse.jus.br.