Governo da Cidade de Embu das Artes

Você está aqui: Página Inicial » Secretarias » Saúde » Saúde da Família

Programa Saúde da Família - Programa Agentes Comunitários

O Programa de Saúde da Família é atualmente a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e recomendada para todo o Brasil visando fortalecer e descentralizar a Atenção Básica de Saúde.

Seu principal propósito: reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

A estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua.

O atendimento é prestado no Centro de Atenção a Saúde da Família (CASF) ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família.

Atualmente o Município de Embu possui 07 equipes de saúde da família implantadas nas unidades:

CASF TOMÉ (01 Equipe):
01 Médica Generalista, 01 Enfermeira, 03 Auxiliares de enfermagem, 08 Agentes Comunitários de Saúde, 02 Auxiliares Técnicos Administrativo, dando cobertura a aproximadamente 1.116 famílias, ou 4.933 pessoas.

CASF ITATUBA (01 Equipe):
01 Médica Generalista, 01 Enfermeira, 04 Auxiliares de enfermagem, 06 Agentes Comunitários de Saúde, 02 Auxiliares Técnicos Administrativo, dando cobertura a aproximadamente 1.161 famílias, ou 4.243 pessoas.

CASF RESSACA (01 Equipe):
01 Médica Generalista, 01 Enfermeira, 04 Auxiliares de enfermagem, 05 Agentes Comunitários de Saúde, 02 Auxiliares Técnicos Administrativo, dando cobertura a aproximadamente 750 famílias, ou 2.919 pessoas.

CASF CASA BRANCA (02 Equipes):
02 Médicos Generalistas, 02 Enfermeiras, 04 Auxiliares de enfermagem, 10 Agentes Comunitários de Saúde, 03 Auxiliares Técnicos Administrativo, dando cobertura a aproximadamente 2.113 famílias, ou 8.174 pessoas.

CASF SÃO LUIZ (02 Equipes):
02 Médicos Generalistas, 02 Enfermeiras, 04 Auxiliares de enfermagem, 11 Agentes Comunitários de Saúde, 03 Auxiliares Técnicos Administrativo, dando cobertura a aproximadamente 2.179 famílias, ou 8.322 pessoas.

UBS SÃO MARCOS (01 Equipe):
01 Enfermeira, 01 Auxiliar de enfermagem, 19 Agentes Comunitários de Saúde, dando cobertura a aproximadamente 2.872 famílias, ou 11.345 pessoas.

CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA
Os Centros de Atenção à Saúde da Família atendem com perfil diferencial, pois além de possuírem os instrumentos de trabalho padronizados contam com profissionais diferenciais como os Agentes Comunitários de Saúde. Quem é o Agente Comunitário de Saúde? É um funcionário que faz a ponte entre a unidade e o paciente, pois faz o contato mais freqüente e direto com as famílias cadastradas através das visitas domiciliares. Este profissional é uma pessoa da comunidade contratada para promover ações preventivas, orientando e buscando a melhoria nas condições de vida e de saúde da população. Para isso, todos os Agentes passam por treinamentos contínuos desde a capacitação inicial até o Curso de Formação Técnica, promovido através da parceria do Município com o CEFOR.

Atendimento

Todas as unidades que possuem o PSF atendem a comunidade de segunda a sexta-feira, no período das 8 às 17 horas, com consultas agendadas, sendo elas nas especialidades:
• Clínico Geral
• Pediatria
• Ginecologia e Obstetra
• Dentista

Além de atender a comunidade nas especialidades acima mencionadas, o programa acolhe o paciente através da equipe de enfermagem realizando serviços como:
• Verificação de Pressão Arterial
• Curativos
• Inalação
• Visitas domiciliares
• Coleta de Papanicolau/ Sangue
• Exames
• Teste de gravidez, etc.

Outros serviços

Pensando em temas como: prevenção, promoção da saúde e bem estar da comunidade o Programa disponibiliza grupos voltados para:
• Hipertensão
• Diabetes
• Gestantes

Realizando através desses grupos: caminhadas, ginástica, acompanhamento de alimentação, acompanhamento de medicação, passeios, eventos, entre outros. Assim, a unidade cria um vínculo de amizade com a população onde o paciente pode falar e ser ouvido.

Para maiores informações e esclarecimentos oferecemos atendimento (horário comercial) na Secretaria de Saúde, através da Coordenação do Programa no telefone: 4785-3501 - Wilians Cândido (Coordenador PSF/PACS).

Unidades/ endereços

Casf - Itatuba Ver mapa
Estrada Velha de Cotia, 73 - Embu, SP
Telefone: 4704-2418/4704-7805

Casf - Ressaca Ver mapa
Estrada da Ressaca, 350 - Embu, SP
Telefone: 4781-2925/4704-6197

Jardim IndependênciaVer mapa
Estrada da Constantinopla, 1200
Telefone: (11) 4244 -8560/ 4244-8562

Casf - Jardim Tomé Ver mapa
Rua Mimi Simão,45 - Embu, SP
Telefone: 4241-7973

Casf - Jardim São LuizVer mapa
Rua Quênia,81 - Embu, SP
Telefone: 4783-2595 - 4778-5063

Casf - Dom José/Jd. da LuzVer mapa
Rua Leme, 222 - Embu, SP
Telefone: 4244-6773 – 4244-4925

UBS São Marcos Ver mapa
Rua Augusto de Almeida Batista, 350 - Jd. São Marcos -
Telefone: 4783.4528 / 4203-3689
Funcionamento: de 2ª a 6ª, das 7 às 19h

Programa Agentes Comunitários

A equipe PACS e composta de 1 enfermeira para até 14 Agentes Comunitários de Saúde.

Atribuições do Agente Comunitário de Saúde

• Mapeamento de sua área de atuação;
• Cadastramento e atualização das famílias em sua microárea;
• Identificação de indivíduos e famílias expostas a situações de risco;
• Acompanhamento mensal, por meio de visita domiciliar de todas as famílias sob sua responsabilidade;
• Coleta de dados para análise da situação das famílias acompanhadas;
• Desenvolver ações básicas de saúde nas áreas de saúde da criança, do adolescente, da mulher, do trabalhador e do idoso, com ênfase na promoção de saúde e na prevenção de doenças;
• Promover educação em saúde e mobilização comunitária no sentido da melhoria de vida (ações de saneamento e melhoria do meio ambiente);
• Incentivo à formação dos conselhos locais de saúde;
• Orientação às famílias para utilização adequada dos serviços de saúde;
• Informação aos demais membros da equipe de saúde da disponibilidade, necessidade e dinâmica social da comunidade;
• Participação no processo de programação e planejamento local das ações relativas ao território de abrangência da Unidade de Saúde da Família, com vistas à superação dos problemas identificados.

O que é ser Agente Comunitário de Saúde?
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um membro da equipe de saúde que faz o contato mais freqüente e direto com as famílias assistidas. Deve ser uma pessoa identificada com a comunidade e que seja capaz de mudar costumes e hábitos danosos à saúde e realizar ações preventivas, orientando e buscando a melhoria nas condições de vida e de saúde da população.

Todos os ACS das equipes de saúde do PSF receberão treinamento e capacitação em diversas áreas da saúde tornando-os aptos a executar todas as ações básicas dentro do programa.

A realização desse curso é uma importante iniciativa que permitirá preparar os profissionais da própria comunidade, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-os agentes de promoção e proteção da saúde da população

Secretário(a)

Secretaria em Ação

- O que fazemos

Conselho Municipal

Downloads

Pesquisas

Projetos e Ações

Pronto Socorro

Saúde Mental

  • CAPS Centro de Atenção Psicossocial
  • CAPS AD Centro de Atenção Psicossocial
  • Conviver Espaços de convívio e atenção de saúde mental

Unidades de Saúde