Empresa ganha concorrência e já trabalha na rodoviária

por Elke Lopes Muniz
11/01/2013

A empresa Riera Empreendimentos e Administração Ltda. venceu a concorrência e assinou contrato com a Prefeitura para administração e exploração comercial do Terminal Rodoviário de Passageiros de Embu das Artes, com inauguração prevista para março. A concessão tem prazo de 20 anos, renováveis, e o valor do contrato é de R$ 58 milhões. “Estamos conversando com empresas de ônibus interessadas em se instalar no terminal e que nos procuraram. Vários comerciantes da cidade também estão interessados em ter uma loja no terminal”, disse o presidente da empresa, Sebastião Imar Martins Riera.

A sua empresa se destacou das outras duas concorrentes – Empresa Paulista de Serviço S/A (EPS-13 Paulista/Embu das Artes) e Atlântica Construção, Comércio e Serviço Ltda. (interior de São Paulo) – em audiência no dia 3/12. A concessão pressupõe o oferecimento de serviços adequados e de qualidade ao usuário da Rodoviária de Embu das Artes. O contrato, assinado pelo prefeito Chico Brito, estabelece que o “Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade e cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas”.

O contrato reza ainda que caberá à concessionária cumprir rigorosamente todas as disposições legais referentes a segurança, higiene e medicina do trabalho, fornecendo todos os materiais necessários à segurança do pessoal que trabalhar nos serviços. A Riera tem responsabilidade integral pelos serviços que serão oferecidos ao público.

A Riera Empreendimentos e Administração foi criada em agosto de 1979. Tem sede na cidade de Itajubá, MG, e, além da rodoviária local, administra terminais rodoviários em Guaratinguetá, SP, e Anápolis, GO, ambos em parceria com outras empresas. É única administradora de estacionamentos em muitas cidades e responde sozinha pelos terminais rodoviários de Pindamonhangaba, Jacareí, Caraguatatuba, Atibaia e Araraquara, em São Paulo, Uba, MG, e Itaperuna, RJ.

O Terminal Rodoviário de Passageiros de Embu das Artes é o primeiro da região, construído com verba de R$ 4 milhões, em parceria com o governo federal. Das 18 áreas de embarque e desembarque partirão ônibus para cidades de São Paulo e outros Estados. Terá traslado para aeroporto e rodoviárias da Capital.