Prefeitura reúne concessionária da Rodoviária e empresários

por Elke Lopes Muniz
24/01/2013

Vinte e cinco representantes de empresas do setor de transporte participaram da reunião realizada na Prefeitura, em 22/1. Foi agendada pelo Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio das Secretarias de Governo e de Transporte, para apresentação do grupo dos executivos à Riêra Empreendimentos, que venceu recentemente a concorrência para administrar a Rodoviária de Embu das Artes. Além dos representantes, também participaram do encontro os secretários Paulo Giannini (Governo) e Francisco Carlos Pereira (Transportes) e equipe, além do diretor administrativo da Riêra, Rodrigo Takami.

Hoje, cerca de 100 mil pessoas utilizam diariamente o transporte coletivo na cidade de Embu das Artes (244 mil habitantes), número que deve crescer muito quando a rodoviária for inaugurada em abril. De início, como a primeira do eixo BR 116, há um universo de pelo menos 1 milhão de moradores dos municípios com os quais a cidade faz limite (Taboão da Serra, Cotia, Itapecerica da Serra e São Paulo/região de Campo Limpo), de olho no novo serviço, que as empresas de ônibus Gontijo, São Geraldo, Eucatur, Catarinense, Rápido Ribeirão Preto e 1001, Cometa, Reunidas, Intersul/Registro, Itapemirim, Andorinha, Motta, Expresso Guanabara, Itamarati, Flatur, Godotti Santa Catarina, Cooperativa Transartes, Breda, Pirajuçara e Miracatiba, entre outras, querem oferecer.

Estiveram representadas na reunião algumas das empresas interessadas na comercialização de serviços na Rodoviária da cidade. Os participantes, que agora tratam diretamente com a Riêra, receberam informações e esclareceram dúvidas. Entre outras medidas para operar em solo embuense, as empresas buscam áreas para bolsões de estacionamento.

Alguns destaques

A localização privilegiada do município foi destacada por Paulo Giannini: “Realizamos estudos, antes da implantação da Rodoviária, e levamos em conta a sua localização, que é privilegiada. Está na entrada da cidade, beira da BR 116, com fácil acesso para o Sul, Rodoanel e região. Construímos uma rotatória que facilita o acesso ao interior da Rodoviária e estamos concluindo obras de guias, sarjetas e asfaltamento nos arredores”. Giannini informou aos representantes sobre o andamento das obras na Rodoviária e os procedimentos que foram adotados, pelo governo Chico Brito, para facilitar a instalação e operação das empresas. “Convidamos empresas para visitar as obras e acatamos sugestões, a exemplo dos guichês que foram projetados de acordo com o sugerido. Falou-se muito em uma agência dentro da Rodoviária e já fizemos contato com a Caixa Econômica, que estuda essa possibilidade”, acrescentou.

As medidas tomadas pela Prefeitura vão além da infraestrutura rodoviária. “Depois de construída a rotatória na avenida EliasYazbek, aquela região virou ponto de encontro. Tem o Empório Belas Artes, o McDonald, o tradicional Caipirão, que faz eventos para 15 mil pessoas, o Parque Rizzo, que recebe 5 mil pessoas no fim de semana e cuja verba para construção de centro de convenções já está aprovada, e serão instalados o Octavio Café e o Fórum da cidade.” O prefeito Chico Brito já revelou a sua proposta de ter na rodoviária um comércio com características da cidade, incluindo arte e artesanato.

O secretário de Transporte enfatizou a localização: “Estamos a 300 metros da BR 116, com sentido sul e norte, e pelo Rodoanel, Campinas e Baixada Santista. O transporte intermunicipal, com sete linhas, transita pela av. Elias Yazbek e só no municipal são 55 mil pessoas/dia. Tem ponto de táxi na avenida e somos beneficiados porque é difícil uma cidade com as características e localização de Embu das Artes”.

A Rodoviária, a única do eixo BR 116, em fase final de construção, ocupa área de 13 mil m². Tem três plataformas, de embarque e desembarque, e 18 baias com recuos para parada de ônibus. A entrada de usuários será pela avenida Elias Yazbek e a de saída e entrada de ônibus, pela rua Jorge de Souza.