Cadastre-se

Prefeitura de Embu das Artes

Carregando

  • faceboock
  • tweets
  • youtube
  • google+
  • Blogs
CLIQUE AQUI E IMPRIMA A SEGUNDA VIA DO IPTU 2017 ATUALIZADA


Combate ao mosquito


Você esta aqui: Notícia

05/07/2016

0 Comentários

O mosquito Aedes aegypti transmite três doenças: dengue, zika e chikungunya.  Ele se reproduz tanto em água limpa como em água suja e os seus ovos sobrevivem até um ano. Em grávidas, a zika ainda pode causar microcefalia.

Fique alerta em casa – 80% dos criadouros estão dentro das residências –, no trabalho, na escola e nas ruas. Seque, limpe e elimine os locais onde o mosquito nasce. Mantenha a caixa d’água e a lixeira tampadas, não acumule lixo, entulho e nenhum tipo de recipiente que possa acumular água, como garrafas pet, pratinhos de planta, latas etc.

Em caso de suspeita, fique em repouso, beba muito líquido e vá a uma unidade de saúde. Não tome remédios sem prescrição médica.

Denúncias sobre possíveis focos de dengue devem ser encaminhadas para o 0800 7730 005, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. A ligação é gratuita e sigilosa.

É lei!

Quem possibilitar a criação do mosquito poderá ser multado em até R$ 3.000, de acordo com a Lei 2893/2016. Agentes públicos podem vistoriar imóveis residenciais, comerciais e públicos. Se encontrado algum foco, o proprietário/morador será notificado e, em caso de reincidência, multado. Se impedir o ingresso dos agentes, o responsável será notificado e terá 24h, no máximo, para liberar o acesso ao imóvel.

 

As Doenças

Dengue

É transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. A pessoa com dengue apresenta febre  que podem durar até duas semanas e, às vezes, pode evoluir para um quadro hemorrágico.

Sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos (piora com o movimento ocular), manchas vermelhas na pele, náuseas e vômito, falta de apetite e paladar, moleza e cansaço, dor nas articulações e músculos.

Zika

É uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, caracterizada principalmente por febre baixa, manchas de pele, coceira, vermelhidão nos olhos  e dor de cabeça. As formas mais graves são aquelas em que o vírus atinge o sistema nervoso, provocando paralisias e até microcefalia, quando se trata de gestantes.

Sintomas: febre baixa, dor de cabeça, conjuntivite, manchas vermelhas na pele e prurido intenso, náuseas e vômito, moleza e cansaço, dor nas articulações e músculos (mãos e pés). Na gravidez pode ocorrer microcefalia.

Chikungunya

É transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus. A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com o da dengue, porém muito mais dolorosos. As dores nas juntas podem variar de 10 dias e persistir por meses.

Sintomas: febre alta, dor de cabeça, conjuntivite, erupção cutânea (bolhas), dor intensa nas articulações e inflamação (inchaço), náuseas e vômito, dor nas costas e dor lombar, dor muscular, vermelhidão na pele.

 

 

 

 

Comitê Gestor

A Prefeitura de Embu das Artes mantém um Comitê Intersecretarial da Dengue, composto pelo Gabinete; Secretarias de Saúde, Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Educação, Esporte e Lazer, Administração, Assuntos Jurídicos, Comunicação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Obras, Edificações e Orientação Urbana e Serviços Urbanos; Amlurb, Enob, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Acise e instituições religiosas. O Comitê se reúne periodicamente para discutir ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Acompanhe os Boletins periódicos.


Veja também

Um pouco mais sobre o assunto


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTA MATÉRIA

captcha
Não é necessário se logar no Portal para comentar a notícia. Porém, quem se cadastra, recebe um aviso quando o comentário é respondido. Os dados são sigilosos.



Newsletter

Receba as nossas novidades por email





Praças de Atendimento

Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros

Centro Santa Tereza Santo Eduardo

Prefeitura de Embu das Artes
Secretaria de Comunicação Social

Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005

A reprodução do conteúdo deste site poderá ser feita desde que citada a seguinte fonte: extraído do Portal da PMETEA